6 de abr. de 2009

Pe. Geovane Saraiva

Dom Helder, o místico



O místico é profundamente marcado pela graça de Deus com dons e talentos colocados a serviço do próximo. É alguém totalmente voltado para Deus e para a realidade com os pés firmes no chão, com grande capacidade de perceber, de modo lúcido, os desafios, as exigências e as dificuldades de seu tempo, com enorme vontade de superá-las.

Karl Rahner, sacerdote jesuíta, nascido na Alemanha, que viveu de 1904 a 1984 e foi um dos maiores e mais importantes teólogos do século XX, marcou forte presença, nem sempre bem compreendido, com os seus dons e inteligência privilegiada, como assessor do Concílio Vaticano II. Desempenhou, também, papel de destaque, incentivando a Igreja Católica para que se abrisse ao mundo e às diversas tradições e dizia, com a coragem profética que lhe era peculiar, que o cristão do futuro será um místico ou não será nada.

O místico é aquela pessoa que sabe conviver e dialogar com todas as pessoas do mundo inteiro. Numa palavra, místico é o cidadão do Planeta, o cidadão universal, consciente de que o diálogo é uma arte que deve ser cultivada com sinceridade e paciência através da palavra, da conversa, do colóquio e da comunicação.

Dom Helder Câmara era, antes de tudo, um místico. Assim o definiu o nosso grande teólogo, Padre José Comblin. Como místico, tornou-se conhecido no Brasil e no mundo inteiro por sua luta em favor da humanidade, especialmente, dos desafortunados da vida, dos empobrecidos e dos "sem voz e sem vez".

Sua vida foi uma obra de arte, pela simplicidade de viver, conviver e dialogar, indo ao encontro de todos e amando-os indistintamente. Assim dizia Mahtma Gandhi: "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte". Certamente Dom Helder teve suas contradições, suas limitações e seus erros, mas, segundo Roosevelt, "o único homem que não erra é aquele que nunca fez nada". Deus foi mais forte e sua bondade sem limites fez dele um belo instrumento de seu amor e de sua paz.

Místico é, pois, alguém que sabe experimentar o amor de Deus Pai e Criador, que inicia bem suas atividades, que é perseverante e que vai até o fim... Dom Helder, profeta e místico, foi assim e sintetiza a vida com o seguinte pensamento: É graça divina começar bem, graça maior é persistir na caminhada, mas a graça das graças é não desistir nunca...

Fonte: Site da Paróquia Santo Afonso, Fortaleza-CE



Ano Dom Helder Camara - PUC/Rio

Ano Dom Helder Camara - PUC/Rio
Clique na imagem e visite esse lindo site!

100 anos de Dom Helder Câmara - O guerreiro da Paz

100 anos de Dom Helder Câmara - O guerreiro da Paz
Clique na imagem e conheça o site lançado pela PUC-RJ para lembrar os 100 anos do nosso querido Dom.

Dom Hélder - 100 anos

Dom Hélder - 100 anos
Clique na imagem e visite site sobre a vida, filosofia, homenagens e reportagens sobre Dom Hélder Câmara.

Livro

Livro
Titulo: O Peregrino da Paz - Dom Helder Autor: Pe Geovane Saraiva e Prof. Cajuaz Filho Editora: Celigráfica Essa obra reúne em 130 páginas um resumo de Dom Helder Câmara como menino, padre e bispo, suas mensagens e pensamentos, além de fotos, artigos e depoimentos de pessoas que o admiram. A idéia é mostrar a importância que o arcebispo teve para o mundo, como “Peregrino da Paz”, e como figura fundamental na luta pelas grandes causas humanas. Essa publicação ocorre num momento solene em que todo o mundo, ainda, festeja o sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, direitos que, tão intrépida e corajosamente, Dom Helder defendeu. Não é mais um livro sobre Dom Helder. É o livro comemorativo de seu primeiro centenário. Eis a diferença. Dom Helder jamais se intimidou com ameaças, partissem de onde partissem, pois sua força vinha daquele em que sempre acreditou - Jesus Cristo - razão de sua vida sacerdotal e de sua missão que sempre foi anunciar o Evangelho, pregar a paz e lutar contra a miséria.

Dom Helder Camara - O Santo Rebelde

Dom Helder Camara - O Santo Rebelde
Documentário de Erika Bauer sobre Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, morto em 1999. O filme enfoca desde sua participação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, criando a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), até suas ações durante a ditadura militar.