26 de mar. de 2009

Fernando Altemeyer Junior

Dois livros para saudar o centenário de d. Hélder

Fernando Altemeyer Junior JUNIOR é teólogo e mestre em ciências da religião pela Universidade Católica de Louvain e doutor em ciências sociais pela PUC-SP



DOM HÉLDER CÂMARA – O PROFETA DA PAZ Nelson Piletti e Walter Praxedes Contexto, 397 págs. R$ 49,90


DOM HÉLDER CÂMARA – UM MODELO DE ESPERANÇA Martinho Condini Paulus, São Paulo, 197 págs. R$ 20,00






Oportuno o relançamento, pela editora Contexto, de livro minucioso sobre o bispo católico d. Hélder Pessoa Câmara, dos biógrafos Nelson Piletti e Walter Praxedes. A edição original é da Editora Ática e foi lançada em 1997, com 472 páginas. A nova é mais completa, pois foi acrescida de epílogo com a história da morte do biografado, em 1999. Neste ano de 2009, comemora-se o centenário de seu nascimento, em 7 de fevereiro de 1909, no Ceará.

Os dois autores partem de uma breve introdução sobre a candidatura proibida de d. Hélder ao Nobel da Paz. Em seguida, eles organizam cronologicamente a trajetória do bispo-profeta em três partes. Há ainda uma ampla bibliografia para conhecer melhor esse personagem histórico do país e da Igreja. No fim da edição, estão alguns anexos.

A primeira parte do livro recebeu o título de “Anos verdes” e percorre o período do nascimento do biografado até 1935. A segunda vai de 1936 a 1964 e foi chamada de “Anos dourados”. A última cobre de 1964 até a sua morte, denominada de “Anos vermelhos”, numa referência à atuação política desse notável religioso.

O texto é acompanhado de bom número de fotos e documentos de arquivos privados de primeira mão.

Na primeira parte, merece destaque o relato do memorável encontro do então seminarista Hélder com o padre Cícero Romão Batista. Na segunda, importa ler o relato “nos bastidores do Concílio”, no qual se revela o papel central desempenhado por este brasileiro durante os quatro anos do Vaticano II. Na terceira, lê-se comovente relato da tortura e morte do padre Antonio Henrique Pereira Neto, em 27 de maio de 1969, executada por carrascos da ditadura militar em Pernambuco.

Em outro livro, recém-publicado pela editora Paulus, o educador e historiador Martinho Condini, em texto bem enxuto e agradável, apresenta em cinco capítulos a vida e a obra do bispo, que ele chama de “sacerdote guerreiro”. Merece leitura bastante atenta o capítulo quarto, que discorre sobre a pedagogia da esperança. Outra novidade são algumas entrevistas com teólogos de renome, tais como Leonardo Boff e o cardeal Paulo Evaristo Arns.

Esses dois livros apresentam, com fineza, verdadeiro caleidoscópio de um personagem central da recente história brasileira. Transparece em ambos o cuidado com as fontes e a vastidão dos escritos de d. Hélder. Estima-se que existam pelo menos 15 mil páginas de seu próprio punho.

Os livros acompanham a trajetória político-religiosa deste bispo nordestino e paradoxalmente universal, que viveu intensamente em três importantes centros urbanos – Fortaleza, Rio de Janeiro e Recife – e viajou por todo o planeta conquistando 32 doutorados Honoris causa e nada menos que 24 prêmios internacionais.

Neste mês, seremos premiados com outra obra, pela Companhia Editora de Pernambuco, CEPE. Serão publicados seis tomos com as cartas escritas por d. Hélder durante e depois do Concílio Vaticano II. Estão sendo finalizados para publicação e lançamento. Essa iniciativa auspiciosa partiu de um grupo de intelectuais e historiadores, capitaneados por Lucia Moreira, presidente do Conselho de Curadores do Instituto d. Hélder Câmara.

Fonte: Revista História

Ano Dom Helder Camara - PUC/Rio

Ano Dom Helder Camara - PUC/Rio
Clique na imagem e visite esse lindo site!

100 anos de Dom Helder Câmara - O guerreiro da Paz

100 anos de Dom Helder Câmara - O guerreiro da Paz
Clique na imagem e conheça o site lançado pela PUC-RJ para lembrar os 100 anos do nosso querido Dom.

Dom Hélder - 100 anos

Dom Hélder - 100 anos
Clique na imagem e visite site sobre a vida, filosofia, homenagens e reportagens sobre Dom Hélder Câmara.

Livro

Livro
Titulo: O Peregrino da Paz - Dom Helder Autor: Pe Geovane Saraiva e Prof. Cajuaz Filho Editora: Celigráfica Essa obra reúne em 130 páginas um resumo de Dom Helder Câmara como menino, padre e bispo, suas mensagens e pensamentos, além de fotos, artigos e depoimentos de pessoas que o admiram. A idéia é mostrar a importância que o arcebispo teve para o mundo, como “Peregrino da Paz”, e como figura fundamental na luta pelas grandes causas humanas. Essa publicação ocorre num momento solene em que todo o mundo, ainda, festeja o sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, direitos que, tão intrépida e corajosamente, Dom Helder defendeu. Não é mais um livro sobre Dom Helder. É o livro comemorativo de seu primeiro centenário. Eis a diferença. Dom Helder jamais se intimidou com ameaças, partissem de onde partissem, pois sua força vinha daquele em que sempre acreditou - Jesus Cristo - razão de sua vida sacerdotal e de sua missão que sempre foi anunciar o Evangelho, pregar a paz e lutar contra a miséria.

Dom Helder Camara - O Santo Rebelde

Dom Helder Camara - O Santo Rebelde
Documentário de Erika Bauer sobre Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, morto em 1999. O filme enfoca desde sua participação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, criando a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), até suas ações durante a ditadura militar.